.: FESTAS DE ANIVERSÁRIO, CASAMENTOS, BAPTIZADOS, ATELIERS, INAUGURAÇÕES :.







quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

E se a autoconfiança dos pais fosse como uma mousse instantânea, daquelas que se mexe e já está?!



Pois bem, queridos pais /educadores, uma autoconfiança elevada ajuda-nos a enfrentar os desafios do quotidiano na nossa relação com os filhos.

A força motriz que nos faz acreditar que até somos pais-bons-a-caminho-de-ser-melhores é mesmo esta senhora - A AUTOCONFIANÇA.
Que estratégias poderemos utilizar para evitar o descontrolo quando comunicamos com os filhos? (Maria, vai já lavar os dentes!!, Manel vai arrumar o Jogo! Sofia, come o resto!);
- Como acreditar que temos os recursos em nós para lidar com estes desafios com naturalidade?
Pois bem, então aqui fica um exercício para iniciar agora ou a partir de 2016:

De 1 a 10 como situaria o seu nível de autoconfiança como pai/mãe/educador(a)?

Pense agora em 7 coisas que poderia fazer para aumentar a confiança em si próprio e registe-as dentro de um círculo.
Assim que completar o círculo terá a resposta a 7 possíveis ações que o/a ajudarão a elevar os níveis de confiança em si como pai/mãe/educador(a)
Nota importante:
cada uma destas coisas deve depender unicamente de si (não de terceiros nem dos filhos).
Vai notar nas mudanças a surgir gradualmente.
Boa sorte e boas mudanças!


Um bouquet de flores frescas para celebrar 2016!


Pipoca das Flores

domingo, 29 de novembro de 2015

Pressiona o seu filho para o sucesso?

Olá!

Alguns pais muito perfecionistas e exigentes consideram que a pressão para o sucesso escolar dos filhos é a melhor atitude para que eles venham a ter mais rendimento e a ser os melhores na “competição”.
Incentivar para o esforço é positivo e tenha (também) em mente até onde vão as capacidades do seu filho pois, se não o fizer com alguma prudência e sentido de oportunidade poderá estar a contribuir para o aparecimento de problemas emocionais, relacionais e até éticos do mesmo.

Pais competitivos geram filhos competitivos ao invés de filhos cooperativos.

Segundo o filósofo e professor António Estanqueiro, os pais deverão evitar comparações com os irmãos e colegas do filho pois funcionarão como beliscões na autoestima. Em alternativa valorize a aprendizagem e os esforços realizados pelo seu filho e não apenas o sucesso obtido.
 

Bom domingo!
 
Um bouquet cheio de flores para si **+**+*
Pipoca das Flores

domingo, 15 de novembro de 2015

Desistir ou Investir?

Olá

Hoje vamos falar-vos do Norberto.

Norberto era um rapaz de 12 anos e na escola era irrequieto e agressivo. Destabilizava colegas e professores. Não acatava ordens e estava, consistentemente, a perturbar a harmonia em seu redor. Agredia os colegas verbal e fisicamente e não prestava atenção nas aulas.

Certo dia, os professores que já não suportavam a instabilidade de Norberto, desistiram dele.
A direção da escola decidiu expulsá-lo. Apenas uma professora escolheu investir em Norberto acreditando que o jovem não era o seu comportamento.

Antes de chegar o dia da expulsão a professora começou, diariamente, a aproximar-se de Norberto durante os intervalos. Dialogou com ele sobre desporto, interesses do jovem e temas triviais.

 Percebeu, nas entrelinhas, que Norberto vivia com a mãe e com o pai, que embora fosse um empresário de sucesso era uma pessoa que vivia num desequilíbrio emocional gigante. Muito trabalho, um stress constante e uma falta de disponibilidade tremenda para a família. O pai de Norberto era uma pessoa intelectualmente acima da média mas a desordem emocional em que vivia levava-o a refugiar-se no álcool e a espancar mãe e filho.

Ninguém entendia Norberto cujas lágrimas já haviam secado há muito pois (quase) todos tinham desistido dele, não procurando desvendar o menino para além do seu comportamento.

Além de lhe ter sido retirado o direito de ser criança, a brincar e a sorrir estava a ser-lhe retirado o direito de estudar, de ter a mesma oportunidade dos outros jovens.

Esta professora conquistou a atenção do jovem, escutou-o, deu-lhe afeto e começou a educar a sua emoção. Não desistiu de Norberto!

O jovem que era agressivo e sem disciplina tornava-se, agora, um jovem gradualmente mais respeitador, confiante e afetuoso apenas porque alguém não desistiu dele.

Lembre-se: são os jovens que desafiam a nossa harmonia e nos frustram que testam a nossa qualidade e humanismo como educadores e professores. São estes jovens que nos tornam pessoas melhores e que um dia nos poderão vir a dar as maiores alegrias.

Invista no seu filho. Invista no seu aluno. Invista nos Norbertos que conhecer.

Inspiração: Cury, A. (2011). Pais brilhantes, professores fascinantes. Lisboa: Pergaminho

Créditos: Pinterest

Um bouquet de flores para si*+*+*


Pipoca das Flores

domingo, 25 de outubro de 2015

Como pedir aos nossos jovens que se foquem numa tarefa só, nos dias de hoje?

Uma reflexão de domingo.
A capacidade de concentração e foco numa tarefa só é uma habilidade difícil e deve ser treinada.
"A praga que os professores universitários reclamam muito é que os estudantes (...) quando recebem apenas um artigo que é indicado para que eles leiam - leiam do início ao fim - é algo além das suas capacidades" by Zygmunt Bauman (sociólogo).
Assista à entrevista completa do pensador no programa Observatório da Imprensa:
 
 
Tenham um bom domingo.
 
Pipoca das Flores

domingo, 11 de outubro de 2015

Como vai a gestão do tempo do seu filho?

Há uma relação muito próxima entre o aproveitamento escolar do seu filho e o tempo dedicado ao estudo.

Gerir o tempo dedicado ao estudo com o tempo dedicado a outras atividades e com o tempo dedicado ao descanso é uma fórmula que muitos pais gostariam de adquirir e transmitir aos seus filhos.

Não há dúvida que a gestão de tempo determina o sucesso ou não do jovem estudante.

Existem alguns aspetos que, segundo o professor e autor António Estanqueiro (2013), poderão fazer a diferença nos resultados escolares do seu filho:
  1. Tempo de estudo
- O seu filho ganhará em elaborar e cumprir um horário semanal planificando o nº de horas dedicadas ao estudo e às restantes tarefas;
- O local de estudo deverá estar arejado, limpo e bem iluminado. Um ambiente adequado promove a atenção e aprendizagem; Evitar equipamentos tecnológicos que desviem a atenção.

   2. Trabalhos de casa

- Um estudo regular ajuda o aluno a criar método e disciplina;

3. Importância do Sono

- o sono é uma importante necessidade básica do ser humano, logo, os jovens necessitam de dormir no mínimo entre 8h a 10 h por noite e desta forma, ser garantida uma melhor forma física e mental.

Boa semana!

Pipoca das Flores

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Novo parceiro!

A Pipoca Das Flores tem um novo parceiro!

É a UP-Upgrade Yourself, uma empresa de serviços de Coaching com PNL que está a promover um produto fantástico para Mamãs!

 Vamos contar-vos mais em breve!


Pipoca das Flores

domingo, 16 de agosto de 2015

Corrigir publicamente - que efeitos produz numa criança

Caros leitores,

Um dos grandes erros dos educadores é corrigir publicamente uma criança. Por pior que seja o defeito de uma criança, este nunca deverá ser exposto.
A pessoa não é o seu comportamento, como tal, aceite a criança (seja seu filho, sobrinho, aluno, etc...) e mude o seu comportamento.
Segundo Augusto Cury, reconhecido psiquiatra e psicoterapeuta, a exposição pública produz humilhação e traumas difíceis de superar, (...) "um educador deve valorizar mais a pessoa que erra do que o erro da pessoa" (2011). Este, alerta ainda que pais e professores só devem intervir publicamente quando um jovem ofendeu ou feriu alguém em público.

Se considera que o seu educando teve um comportamento inapropriado, chame-o à parte, converse com ele ou escolha o melhor momento. Ajudará a criança a ser um adulto melhor.


                                                         Créditos: Pinterest

Um bouquet cheio de flores para si **+**+*
 
Teresa Ribeiro

domingo, 9 de agosto de 2015

Crianças & Animais

Caros leitores,

Está provado que os animais ajudam as crianças transmitindo-lhes responsabilidade, tolerância e valiosas lições de afeto.
Marta Sofia Guerreiro, a médica veterinária que comunica telepaticamente com os animais salienta que a relação da criança com estes ajuda-a valorizar a natureza e as demais espécies. Esta relação de proximidade estimula o respeito da criança pelos animais, fazendo-a entender que o animal não deve ser visto como um brinquedo mas como um ser a respeitar.
Marta refere ainda que, "o que se aprende na relação com os animais extravasa a outras esferas da vida, por isso mesmo a criança só tem a ganhar com isso".

Pense, hoje, em adotar um animal e faça o bem ao seu filho, sobrinho, afilhado...!

 
 
 
Guerreiro, M. (2014). Conversas com Animais. Alfragide: Lua de Papel


Pipoca das Flores

quarta-feira, 22 de julho de 2015

A Pipoca das Flores recomenda UP MAMÃS: Preparação para um parto confortável e feliz!

A UP-Upgrade Yourself® apresenta um novo curso de formação:
UPMamãs: Preparação para um parto confortável e feliz!
Técnicas de auto-controlo e hipnose que ajudam no controlo da dor.
Este curso é inovador em Portugal, na medida em que, confere à mulher grávida um conjunto de ferramentas resultante de um sistema único de trabalho utilizado pela UP-Upgrade Yourself® .
Todas as informações estão disponíveis em www.upgradeyourself.pt


quarta-feira, 24 de junho de 2015

No Dia da Criança a equipa da Pipoca das Flores esteve desdobrada!

No Edifício Estação (na Parede) com a animadora Teresa Ribeiro e o Gabriel


Na Farmácia Nova de Loures (Loures) com a animadora Patrícia 









A Pipoca das Flores esteve presente no do evento Volvo Ocean Race Lisbon 2015

A Volvo Ocean Race  é a maior regata à volta do mundo que esteve em Portugal, na Doca de Pedrouços, Lisboa, entre 25 de Maio e 7 de junho de 2015.

Durante o seu Lisbon Stopover, a Pipoca das Flores esteve responsável pelo serviço de face painting na tenda infantil. Aqui fica um breve registo fotográfico!






















segunda-feira, 1 de junho de 2015

quinta-feira, 2 de abril de 2015

A equipa da Pipoca Das Flores deseja a todos os seus clientes e amigos uma Páscoa Feliz
The Pipoca das Flores team wishes you a Happy Easter
L'équipe Pipoca das Flores vous souhaite de Joyeuses Pâques



terça-feira, 3 de março de 2015

Elogios


Os elogios e os prémios promovem a aquisição de comportamentos adequados, contrariamente aos castigos e às repreensões que produzem reações e comportamentos desajustados.

 ELOGIE O SEU FILHO/EDUCANDO uma ou mais vezes por dia!


                                                                             Pic from internet

Um bouquet cheio de flores para si **+**+*

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Resolução de conflitos


Os conflitos entre pais e filhos ou entre irmãos são perfeitamente normais, contudo, a qualidade da comunicação definirá o modo como estes se solucionam.
Pais & filhos fortalecem os seus laços quando os conflitos são resolvidos através da negociação e do diálogo.

 Em jeito de graça, partilhamos o trailer de um filme de animação que espelha, claramente, o que se passa na mente de pais e filhos;)

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Saber falar com o seu filho é...

A propósito do post de ontem: "Sabe falar com o seu filho?" partilhamos algumas dicas do autor e professor António Estanqueiro:

SABER FALAR COM O SEU FILHO É:
1. usar uma linguagem clara (entendeste o que eu disse?);
2. falar sem tabus (informe e prepare o seu filho para a vida);
3. dizer a verdade (seja honesto e coerente);
4. ter sentido de oportunidade (se estiver aborrecido com alguma coisa, adie o momento de conversar com o seu filho).
Vamos continuando a partilhar conselhos importantes e que promovam uma melhor relação entre pais & filhos, educadores, professores e demais agentes educativos.

Um bouquet de flores para si*+*+*+
 
 

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Sabe falar com o seu filho?

Saber falar não é dizer apenas as COISAS CERTAS mas também EVITAR DIZER AS COISAS ERRADAS. As coisas negativas que dizemos aos nossos filhos ficam plantadas no seu inconsciente. Reflita sobre a forma como comunica. Tome a consciência e Mude, se for o caso. Opte por uma linguagem positiva e ELOGIE o seu filho pelas pequenas conquistas que ele vai tendo.
Um bouquet de flores para si*+*+*+
                                                                                                     Foto: internet